Os dados da plataforma Pordata mostram que em oito anos o concelho não só perdeu população como há cada vez menos nascimentos.
Na sessão solene reivindicaram mais investimentos por parte dos poderes políticos, com especial relevo para o setor da saúde.
Foi a primeira Assembleia Municipal com Maria José Duarte, a nova presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
A intervenção passa pela requalificação das duas principais praças e pela criação de uma via pedonal junto à orla costeira num investimento de um milhão de euros.
O presidente da autarquia propõe um pacto alargado para a próxima década, para enfrentar os desafios colocados pela pandemia.
O negócio da compra do navio Cristiano S foi anulado pelo tribunal de Angra do Heroísmo por uma penhora existente anteriormente e não detetada. O gerente da empresa diz-se duplamente prejudicado, pois não tem o navio a operar nem recebeu o dinheiro.
O Governo garante que as habitações lá existentes estão em segurança, já a circulação rodoviária deve sofrer alterações.
As celebrações aconteceram, mas sem as habituais marchas nem cavalhadas.
De 2010 a 2018 a população residente na Ribeira Grande cresceu em cerca de 800 indivíduos, 20% são jovens com menos de 15 anos.
Assim, o preço da gasolina 95 aumenta quatro cêntimos por litro, o gasóleo rodoviário um cêntimo e meio e o gasóleo para a agricultura e pescas tem uma subida de seis cêntimos e meio.
A população diminuiu face a 2010. São agora 14591 habitantes, menos 415 quando comparado com 2010.
A média dos resultados dos alunos açorianos é de 9,57 valores.
A procura sofreu uma quebra sem precedentes e as frotas estão praticamente paradas.
Os dados a plataforma PORDATA indicam ainda que o índice de envelhecimento em é inferior à média nacional.
Em causa está a redução as emissões de metano para a atmosfera.
Na área do alojamento local, muitos proprietários estão a apostar no arrendamento de longo prazo, devido à falta de turistas.
As quebras nas receitas ultrapassam os 90% e há restaurantes em risco de fechar portas.
Cerca de uma dezena de empreendedores já aderiram ao projeto. Esta é uma iniciativa em parceria com a empresa americana "Creative Startups"