A assembleia geral do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil aprovou a proposta de acordo entre o SNPVAC e o consórcio Newtour/MS Aviation, no contexto das negociações para a privatização da Azores Airlines.
A assembleia geral de emergência, que decorreu na sexta-feira, teve como único ponto da ordem de trabalhos a análise e votação da proposta de acordo entre o sindicato e o consórcio que está a negociar a privatização companhia aérea açoriana – votaram 225 associados, dos quais “119 votaram a favor, 92 votaram contra e 14 abstenções”, tendo os associados “deliberado aprovar a proposta de acordo entre o SNPVAC e o consórcio Newtour/MS Aviation”.
O Newtour/MS Aviation, que tem até segunda-feira para apresentar uma proposta pela companhia aérea, considera que a “postura dos dirigentes sindicais, além de condicionada por pressupostos ideológicos, foi de bloqueio a um acordo”, apesar de os funcionários terem “manifestado abertura ao compromisso”.
O Newtour/MS Aviation lembra que o diálogo com Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil “decorreu com seriedade e sentido de responsabilidade”, culminando com a aprovação da proposta apresentada – segundo o consórcio, a proposta apresentada ao pessoal de cabine “não é igual, nem poderia ser” à dos pilotos, já que cada profissão tem as suas “especificidades”, mas apresenta o “mesmo racional”.
A 9 de novembro, o SPAC revelou que foi aprovado na Assembleia de Empresa da Azores Airlines, com 75% dos votos, o acordo negociado entre a direção do SPAC e o consórcio Newtour/MS Aviation.
– LUSA