A Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço vai ter o seu mandato prorrogado por mais um ano, ou até à criação da Entidade Espacial Regional, caso esta ocorra primeiro.
A EMA-Espaço tem por missão gerir, administrar e coordenar todas as infraestruturas e atividades cientifico-técnicas, relacionadas com o espaço e o setor aeroespacial, a desenvolver nos Açores, bem como garantir a implementação da estratégia dos Açores para o espaço.
Esta Estrutura de Missão deve dinamizar os projetos existentes e as possibilidades de desenvolvimento do setor e da região, potenciando a atração de projetos, iniciativas ou investimentos nos Açores.
O Conselho do Governo decidiu também aprovar o lançamento de um concurso público internacional para a contratação de uma entidade que assuma, por um período mínimo de 10 anos, a exploração da fábrica de conservas Santa Catarina, S.A. O concurso, a lançar ainda este mês pela Lotaçor, prevê a opção de compra, findo o período de cessão da exploração a um privado.
A reprivatização da Santa Catarina permitirá o acesso a fundos comunitários e, por via do pagamento de uma renda, pela entidade a quem venha a ser adjudicada, a amortização de uma parte da dívida da empresa, que já excede os 27 milhões de euros.
Os concorrentes terão de garantir a salvaguarda dos postos de trabalho e todos os direitos adquiridos pelos 135 colaboradores da fábrica de conservas Santa Catarina.
Telejornal