
Geoparque Açores em 5 minutos
A conservação geológica, a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável do Geoparque Açores.
A conservação geológica, a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável do Geoparque Açores.
Os Geoparques Mundiais da UNESCO são detentores de um património geológico de relevância internacional, que combina a preservação ambiental com o desenvolvimento sustentável do território e das suas comunidades. A Rede Portuguesa de Geoparques Mundiais da UNESCO, em parceria com o Turismo de Portugal, promove a 3.ª edição da formação executiva 'Geoturismo by Geoparks', que decorrerá de 17 de março a 12 de abril de 2025. Trata-se de uma formação gratuita, com a duração de 43 horas e, para além da formação teórica online, esta edição inclui uma saída de campo a um dos seis Geoparques Mundial da UNESCO em Portugal (Naturtejo, Arouca, Açores, Terras de Cavaleiros, Estrela e Oeste). Destinada a profissionais do setor do turismo e outros agentes locais dinamizadores dos territórios, esta iniciativa tem como objetivo capacitar os participantes de conhecimentos técnicos que lhes permitam acolher, informar e guiar os visitantes e turistas nos geoparques, proporcionando experiências enriquecedoras através da interpretação do património natural, cultural e paisagístico, de modo a despertar interesse e compreensão para um usufruto mais consciente e sustentável do nosso território. Esta formação encontra-se certificada pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e é uma oportunidade para adquirir e atualizar conhecimentos e competências e de explorar o potencial do geoturismo como motor de desenvolvimento sustentável dos territórios com a designação UNESCO.
O projeto Geopark Virtual Exchanges teve origem num desafio colocado pelo Orígens Geoparque Mundial da UNESCO (Espanha), localizado nos Pirenéus Catalãs, à escola secundária do seu território (Institut de Tremp), com o objetivo de ultrapassar a impossibilidade de as pessoas partirem à descoberta de novos lugares, devido à situação pandémica na altura, mas também no sentido de manter uma relação próxima entre o geoparque e a escola. O sucesso deste projeto levou a que se tornasse parte do programa escolar do Institut de Tremp, dinamizado através do seu geoparque e direcionado a alunos entre os 14 e os 15 anos. Neste ano letivo, realiza-se a 5.ª edição deste intercâmbio virtual com a presença do Geoparque Açores, que conta com a participação de duas escolas açorianas o Colégio do Castanheiro, na ilha de São Miguel, e a Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, na ilha Terceira. Este intercâmbio virtual permitirá aos alunos conhecerem melhor os seus territórios, os seus geoparques, promovendo a aprendizagem sobre a localização e as paisagens dos geoparques, a geodiversidade, a biodiversidade, o património cultural e o desenvolvimento sustentável destes territórios, estimulando simultaneamente o uso da língua inglesa como ferramenta de comunicação.
Nos próximos dias 21 e 22 de fevereiro realiza-se o Fórum CYTED 'Ambientes vulcânicos - laboratórios naturais para estudar impactos e avaliar oportunidades', no campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores. Esta iniciativa é organizada pelo Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Risco (IVAR) da Universidade dos Açores. O fórum temático, que conta com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, insere-se no Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED). Este programa visa contribuir para o desenvolvimento dos territórios ibero-americanos através da criação de mecanismos e plataformas de cooperação entre investigadores, investidores e empresas, promovendo a aplicação prática do conhecimento científico em iniciativas que beneficiem estes territórios. A Professora Fátima Viveiros, membro do Conselho Científico do Açores Geoparque Mundial da UNESCO e investigadora da Universidade dos Açores, é a responsável pela organização do evento. Segundo a investigadora, o Fórum irá abordar principalmente o potencial e os desafios associados aos ambientes vulcânicos, destacando não só a monitorização de áreas vulcânicas na perspetiva da gestão do risco, mas também o seu potencial económico e contributo para o bem-estar da população. O programa conta com a participação de cientistas e investigadores nacionais e internacionais de diversas áreas.
Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres 2024
39º Festival Maré de Agosto | Diário
Regionais 2024 | Noite Eleitoral
Sabores das Ilhas
De Cá P’ra Lá | T4
Rendas de Farpa
Horta em Festa 2024
Telejornal
XXIV Baleia de Marfim
Missa de Entrada Solene de D. Armando Esteves Domingues
Siga-nos nas redes sociais
Siga-nos nas redes sociais