
Geoparque Açores em 5 minutos
A conservação geológica, a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável do Geoparque Açores.
A conservação geológica, a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável do Geoparque Açores.
Os Geoparques Mundiais da UNESCO são territórios de valor excecional, onde geodiversidade, biodiversidade, história e cultura, contam uma história. Interligar estes aspetos, compreender e contar a história e as histórias de lugares e de gentes é uma tarefa desafiante e que requer constante atualização. A formação Geoturismo by Geoparques surge, por isso, como uma oportunidade para capacitar profissionais do setor turístico com conhecimentos teóricos e técnicos, que lhes permitam interpretar e valorizar estes territórios de forma segura e sustentável. Esta ação formativa pretende dotar os participantes das ferramentas necessárias para acolher, informar e guiar visitantes, transformando cada experiência numa verdadeira viagem pela história geológica e cultural dos Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses. Os formandos terão a oportunidade de explorar temas como património natural e cultural, turismo sustentável, gestão de risco, marketing turístico e novas tendências do setor.
Este ano participam nas Olimpíadas Portuguesas da Geologia 10 escolas açorianas, das ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e São Jorge. As Olimpíadas da Geologia são uma iniciativa fundamental para estimular o interesse dos estudantes pelas Ciências da Terra, promovendo o conhecimento sobre a estrutura e os processos do planeta. Incentivam o pensamento crítico, a resolução de problemas e a aplicação prática de conceitos básicos de geologia. Além disso, essas competições contribuem para a conscientização sobre a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais, formando cidadãos mais informados e comprometidos com as questões geocientíficas globais.
A promoção dos territórios enquanto destino turístico de sustentabilidade e de valorização das comunidades é uma das missões dos Geoparques Mundiais da UNESCO. Assumindo esse papel, o Geoparque Açores marcou presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a principal feira de Turismo em Portugal, que decorreu de 12 a 16 de março. Integrado no stand da Rede Portuguesa de Geoparques, o Geoparque Açores promoveu a identidade natural e cultural do território, através da divulgação do seu património, dos serviços prestados pelos seus parceiros e de momentos de degustação de geoprodutos. A presença do Geoparques Portugueses uniu a (geo)diversidade e valorizou territórios nacionais de excelência: Naturtejo, Arouca, Açores, Terras de Cavaleiros, Oeste, Algarvensis e Litoral de Viana do Castelo. Esta participação conjunta fortalece a rede nacional e pretende divulgar os Geoparques Mundiais da UNESCO enquanto destinos turísticos de excelência e de sustentabilidade, alicerçados no bem-estar e na preservação da identidade dos territórios e das comunidades.
40º Festival Maré de Agosto | Diário
Jornal da Tarde
Vila Baleeira Trail Run 2024
Guardiões da Esperança
Entrevista Presidente PSD/Açores | José Manuel Bolieiro
Coral | Uma viagem com The Gift e Coral de São José
Gertrudes Labaça
Telejornal
Líderes Parlamentares | Entrevista
Fronteira Política
Siga-nos nas redes sociais
Siga-nos nas redes sociais