O prémio consiste na publicação do ensaio no periódico do ICPIC, childhood & philosophy, revista científica com revisão por pares, assim como na apresentação do ensaio numa sessão especial da Conferência que o ICPIC irá organizar em Bogotá (Colômbia) no próximo mês de julho e também numa compensação financeira.
Esta distinção é atribuída desde 2002 pelo ICPIC (International Council of Philosophical Inquiry with Children), o maior organismo internacional de especialistas e praticantes de Filosofia para Crianças, e visa premiar investigação que contribua de forma significativa para a promoção da área da Filosofia para Crianças.
Estiveram a concurso ensaios de diferentes países (Argentina, Brasil, França, Itália, Filipinas, Escócia e Portugal) focados em aspetos teóricos e práticos do trabalho filosófico com crianças e adolescentes. A Filosofia para Crianças (internacionalmente reconhecida como P4C, Philosophy with Children) teve o seu início como projeto curricular nos anos 70, nos EUA, tendo-se constituído nas décadas seguintes como movimento educativo e área filosófica. Neste sentido, a importância deste galardão impõe-se pelos contributos que o trabalho premiado traz para a própria área, constituindo-se como trabalho original de excelência que reporta práticas e perspetivas teóricas de relevância para o avanço da área.
Para além de aluna no Mestrado da FCSH-UAc, Paula Vieira coordena na Escola Armando Cortês-Rodrigues um projeto de Filosofia para Crianças que abrange cerca de 500 crianças.