"O Governo dos Açores aprovou um aval à empresa pública Saudaçor S.A. no montante de 65 milhões de euros, para reestruturação do passivo, sustentado num financiamento através da emissão de obrigações, que teve grande sucesso nos mercados financeiros", adianta uma nota enviada hoje às redações.
Segundo o executivo açoriano, "este refinanciamento de dívida permitirá uma efetiva redução de ‘spread’ que originará uma poupança de juros médios calculados na ordem dos 1,8 milhões de euros anuais".
"A credibilidade e o equilíbrio das contas públicas regionais permitiram negociar novas condições mais vantajosas relativamente às que estavam em vigor, conduzindo a uma redução muito significativa nos encargos financeiros suportados pelo Serviço Regional de Saúde", acrescenta.
A Saudaçor é a Sociedade Gestora de Recursos e Equipamentos da Saúde dos Açores, S.A..
O Governo Regional dos Açores anunciou em fevereiro a redução da sua participação direta e indireta em empresas e associações no âmbito de uma reforma do setor público empresarial regional que inclui a extinção de empresas, entre as quais a Saudaçor.