O Vice-presidente do Governo açoriano, Artur Lima, afirmou em Bruxelas que a Região “está em rápida evolução tecnológica”, com um dinamismo crescente neste setor.
Durante a 2.ª Cimeira Ministerial da DETA, que juntou líderes e especialistas em política digital, Artur Lima apresentou os Açores como um território de oportunidades na área da inovação.
Entre os exemplos sublinhados pelo governante, destaca-se a aprovação do primeiro porto espacial do país em Santa Maria, um projeto pioneiro. Nos próximos dois anos, a chegada dos cabos submarinos ‘Nuvem’ e ‘Sol’ da Google, com amarração no arquipélago, promete atrair considerável investimento tecnológico.
O novo radar meteorológico, crucial para a recolha de dados no Atlântico, foi também referido.
Artur Lima enfatizou que o Governo Regional está a aproveitar a “posição estratégica” dos Açores para impulsionar a estratégia de desenvolvimento tecnológico. Sendo membro da DETA, os Açores reforçam o seu papel no debate europeu sobre o futuro digital, a cibersegurança e a inteligência artificial, perspetivando “benefícios para toda a região”.