Num comunicado enviado às redações, a capitania do Porto de Santa Cruz das Flores refere que "a agitação marítima de noroeste poderá atingir valores de altura significativa superior a quatro metros" no grupo ocidental, no sábado, e recomenda à comunidade marítima a adoção de medidas de precaução, verificando e reforçando a amarração, ou varando em lugar seguro as suas embarcações.
A população deve evitar as zonas costeiras, em especial as expostas à agitação marítima, e junto à orla marítima deverá "manter-se uma atitude vigilante e ter sempre presente que, nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras", lê-se no comunicado.
As ilhas das Flores e Corvo estão hoje sob aviso amarelo devido às previsões de chuva, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Num aviso meteorológico, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, que cita o IPMA, adianta que "uma superfície frontal fria com atividade moderada a forte deverá provocar um agravamento do estado do tempo" naquele grupo ocidental.
O aviso amarelo, o menos grave, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.