O Presidente do Governo dos Açores foi distinguido com o prémio internacional Peter Benchley Ocean Awards na categoria ‘Excellence in National Leadership’, uma das mais prestigiadas distinções mundiais na área da conservação dos oceanos.
A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a 7 de maio na Califórnia, reforçando a projeção global da liderança oceânica exercida a partir dos Açores e de Portugal.
Estes prémios são amplamente reconhecidos como os “Óscares do Oceano” – distinguem anualmente personalidades e instituições que contribuem de forma exemplar para a proteção e recuperação do meio marinho.
A categoria ‘Excellence in National Leadership’ distingue representantes de Estados que se destacam por políticas ambiciosas de proteção e gestão sustentável do oceano, com impacto à escala nacional e internacional.
A distinção agora atribuída ao presidente do Governo dos Açores surge num momento em que a Região, apoiada pelo programa Blue Azores, é reconhecida internacionalmente pela criação da maior Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Atlântico Norte, cobrindo cerca de 30% do mar dos Açores, com zonas de proteção total e elevada, cumprindo os critérios de conservação internacionais.
Este prémio representa, sobretudo, a afirmação dos Açores e de Portugal como líderes na conservação oceânica, contribuindo de forma concreta para as metas globais de proteger 30% do oceano até 2030.