O Presidente da República lamentou a morte de Álvaro Monjardino, que foi “Personalidade marcante a nível político e cultural, Álvaro Monjardino foi um dos Fundadores dos Açores Autonómicos”. Recordando a a sentida homenagem a que presidiu, realizada em 2021, no âmbito das comemorações dos 45 anos da Autonomia dos Açores, com a inauguração da Biblioteca Álvaro Monjardino, na Horta, Ilha do Faial.
O Representante da República para a Região Autónoma dos Açores estará nas cerimónias fúnebres e no funeral do Dr. Álvaro Monjardino, a quem presta uma sentida e saudosa expressão de simpatia – “Uma grande figura da História Contemporânea dos Açores, cuja vida, toda ela dedicada ao seu País e à Região Autónoma dos Açores, constituiu um exemplo ímpar”.
O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, através da rede social ‘X’ prestou homenagem ao legado político e cívico do antigo presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores – também a Direção Nacional do PSD expressou que foi com profundo pesar que tomou conhecimento da morte de um ilustre açoriano.
O Presidente do Governo Regional dos Açores , José Manuel Bolieiro, e na qualidade de presidente do PSD/Açores expressou profundo pesar pelo falecimento, “um dos obreiros da consolidação da autonomia Açoriana”.
O Presidente da Assembleia Legislativa, Luís Garcia, também manifestou o seu profundo pesar pelo falecimento do primeiro Presidente do Parlamento açoriano – foi “uma referência política da Autonomia regional, que muito fez para a valorizar e aprofundar, enquanto Deputado e cidadão participativo”.
O Presidente do PS/Açores, Francisco Vale César, manifestou a sua profunda consternação – “Os Açores perdem um incansável lutador pelo desenvolvimento dos Açores, cujo empenho político, mas também cívico, o qual foi bem para além do exercício de cargos políticos, se manteve até hoje. Nesta hora de luto, quero, em meu nome pessoal, e em nome do PS/Açores, endereçar à sua família e aos seus amigos, as nossas sentidas condolências e a expressão do nosso pesar”.
Carlos César também manifestou-se nas redes sociais, partilhando uma fotografia com Álvaro Monjardino e recordou as qualidades intelectuais, a autonomia e a solidez das suas convicções que o distinguiam dos demais.
Vasco Cordeiro, em jeito de homenagem, nas redes sociais, recuperou um excerto da intervenção de Álvaro Monjardino, em 1976, na Sessão Solene de Abertura da Assembleia Legislativa Regional.
O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, lamentou a morte de Monjardino e destacou-o com uma das grandes referências da Autonomia dos arquipélagos portugueses, que deixou um legado doutrinário relevante para as novas gerações da Autonomia.