O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que no dia 19 de janeiro foram registados dois eventos na ilha Terceira.
O primeiro foi registado às 16h47, com magnitude 3,3 – Escala de Richter – e epicentro a cerca de 1km a oeste-sudoeste da Serreta. De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV – Escala de Mercalli Modificada – no Raminho e na Serreta, concelho de Angra do Heroísmo. O evento foi ainda sentido com intensidade III/IV em Biscoitos, concelho Praia da Vitória, e intensidade III nas Quatro Ribeiras, Praia da Vitória e Agualva, Angra do Heroísmo.
O segundo foi registado às 16h51, com magnitude 4,2 – Escala de Richter – e epicentro a cerca de 2 km a este da Serreta.
De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima VI – Escala de Mercalli Modificada – em Serreta, Raminho, Altares, Doze Ribeiras e Santa Bárbara, concelho de Angra do Heroísmo. O evento foi ainda sentido com intensidade V nas Cinco Ribeiras, São Bartolomeu, Terra Chã e São Mateus, concelho de Angra do Heroísmo, e Biscoitos, concelho de Praia da Vitória.
Com intensidade IV/V em São Pedro e Posto Santo, concelho de Angra do Heroísmo, com intensidade IV em Santa Luzia, Sé, Nossa Senhora da Conceição, São Bento, Ribeirinha e Feteira, concelho de Angra do Heroísmo, e nas Quatro Ribeiras, Agualva e Vila Nova, concelho de Praia da Vitória, e com intensidade III em São Brás, Vila das Lajes, Santa Cruz e Fonte do Bastardo, concelho de Praia da Vitória.
Este evento insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022.
O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.
Mais informação: SRPCBA – Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores