A Comissão Municipal de Proteção Civil da Madalena, no Pico, reuniu-se para definir medidas preventivas face ao ciclone tropical Gabrielle. O encontro serviu para avaliar e ajustar planos e meios operacionais, garantindo uma resposta eficaz a qualquer eventualidade que a passagem do furacão possa trazer.
Apesar da incerteza sobre a trajetória e intensidade do fenómeno, a presidente da Câmara, Catarina Manito, sublinhou a necessidade de precaução. A autarquia já está no terreno, limpando sumidouros, reforçando contentores e recolhendo objetos soltos em espaços públicos e balneares, para evitar riscos a pessoas e bens.
Catarina Manito apelou à população para adotar medidas de autoproteção: guardar objetos que possam ser arrastados pelo vento, limpar sistemas de drenagem, reforçar estruturas e preparar um kit de emergência.
Pediu ainda que não se depositem resíduos na via pública, que podem ser perigosos com o mau tempo – “Zelem pela sua segurança e pela dos outros”, frisou a autarca, garantindo que a equipa municipal está pronta para atuar e salvaguardar a segurança de todos.
Fonte: Lusa