O Diretor Regional da Ciência e Transição Digital quer estabelecer uma parceria entre os Açores e a Madeira que permita aos investigadores um trabalho conjunto na área da biodiversidade.
Dois alunos do curso de Proteção Civil e Gestão de Riscos, da Universidade dos Açores, estão em São Jorge a acompanhar a docente Fátima Viveiros, do Civisa.
A ilha de São Jorge continua com o alerta vulcânico de nível quatro, apesar da diminuição do número de sismos registada nas últimas horas.
Com a diminuição do número de sismos, algumas das pessoas que tinham saído estão a regressar a São Jorge.
Os fuzileiros da Marinha têm estado a fazer o levantamento da situação das fajãs, em São Jorge.
Os sismos registados nos Rosais, em São Jorge, nada têm a ver com a crise que se desenrola entre as Velas e a Fajã do Ouvidor.
Chegam domingo a São Jorge três técnicos do Instituto de Vulcanologia das Canárias, para acompanhar o evoluir da crise sismovulcânica.
O edifício da Santa Casa da Misericórdia das Velas foi encerrado por não oferecer garantias de segurança em caso de sismos de maior magnitude.
O Conselho de Ilha de São Jorge pede apoios urgentes e a fundo perdido para fazer face aos prejuízos das empresas e para garantir a manutenção dos postos de trabalho.
A partir de hoje e durante os próximos dias, todas as ilhas dos Açores estão sob aviso amarelo e laranja devido à passagem da depressão Evelyn.
No reinicio das aulas, nas Velas, o edifício escolar albergará a urgência do centro de saúde.
O presidente da Câmara Municipal das Velas disse hoje que, “a manter-se a actual situação sismovulcânica, existem condições para a realização das festas do Espírito Santo”, ainda que sujeitas a medidas preventivas.
Centenas de famílias deixaram as freguesias do concelho das Velas.
A Escola Básica e Secundária das Velas retoma o ensino presencial a partir de 19 de abril.
O concurso para a construção do porto espacial de Santa Maria só deve ser lançado no final do ano.
A Direção Regional da Cultura confirma que existem novos achados arqueológicos na zona onde está a ser ampliado o Porto das Pipas em Angra do Heroísmo, mas diz que isso não impede o decorrer das obras.
Com receio de um abalo sísmico mais forte, muitos habitantes das Velas, São Jorge, deslocaram-se para o Topo, no outro extremo da ilha.
O Civisa registou em São Jorge dois sismos híbridos, isto é, de origem tectónica e vulcânica.