Cinco sismos com magnitudes entre 1,6 e 3,0 na escala de Richter foram sentidos hoje na Terceira, no âmbito da crise sismovulcânica em curso na ilha.
De acordo com o CIVISA, os abalos foram registados às 01h50, 06h41 e às 07h03, horas locais.
O primeiro sismo, registado às 01h50, teve magnitude de 1,6 na escala de Richter e epicentro a cerca de 4 Km a nordeste de Santa Bárbara – foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli Modificada) em Santa Bárbara e Doze Ribeiras (Angra do Heroísmo).
Às 06h41 foram registados três sismos – o primeiro teve magnitude 3,0 na escala de Richter e epicentro a cerca de 5 Km a lés-sudeste de Serreta; o segundo teve magnitude 2,7 e localizou-se a 5 Km a nordeste de Santa Bárbara, enquanto o terceiro, com magnitude 2,9, teve epicentro a 3 Km a norte-nordeste de Santa Bárbara.
Os eventos foram ainda sentidos com intensidade IV em São Mateus da Calheta, Terra Chã, Posto Santo, Santa Luzia, São Pedro, Sé, Conceição, Santa Luzia, Ribeirinha (Angra do Heroísmo), Quatro Ribeiras e Agualva (Praia da Vitória), e intensidade III na Vila das Lajes (Praia da Vitória).
O quinto sismo na ilha, registado às 07h03, teve magnitude 2,0 e epicentro a cerca de 4 Km a nordeste de Santa Bárbara – foi sentido com intensidade máxima III em Santa Bárbara (Angra do Heroísmo).
O IPMA também emitiu um comunicado sobre o sismo registado pelas 06h41, atribuindo-lhe uma magnitude 3,4 na escala de Richter e epicentro a cerca de 4 Km a este-sudeste da Serreta.
“De acordo com a informação disponível, este sismo foi sentido, devendo em breve ser emitido novo comunicado com informação instrumental e macrosísmica atualizada”, adiantou.