Esclarecimento enviado por parte da Câmara Municipal de Ponta Delgada:
Esta manhã a autarquia de Ponta Delgada emitiu um direito de resposta afirmando que: “É totalmente falso que a Câmara Municipal de Ponta Delgada tenha aplicado uma sanção disciplinar a agente da Polícia Municipal por cumprimentar André Ventura durante a campanha, conforme noticiou a RTP/Açores.
Os factos apurados durante o inquérito disciplinar permitiram constatar que o agente da Polícia Municipal, congratulou um partido político, no decorrer do período de campanha eleitoral, durante o exercício de funções e devidamente uniformizado.
O agente expressou uma opinião pessoal, defendendo interesses exclusivamente individuais e privados”.
Redação RTP Açores:
A redação da RTP Açores reitera o que afirmou ontem na reportagem de abertura do Telejornal, o agente da Polícia Municipal cumprimentou o líder nacional do Chega e sublinhou o facto de o partido ter sido o “único que lhes abriu as portas” e que a sanção foi uma decisão tomada por unanimidade na reunião camarária.
A informação da RTP Açores, recorda que a notícia também diz que procurámos “uma reação junto da Câmara Municipal de Ponta Delgada que não se quis pronunciar sobre o assunto”.
A RTP Açores sabe que os delegados sindicais em Ponta Delgada vão renunciar amanhã às funções que desempenham no âmbito sindical por discordarem, da forma como o dirigente nacional do Sindicato dos Polícias Municipais conduziu o processo.
José Pacheco – presidente Chega/Açores:
José Pacheco diz que toda esta polémica só acontece por ser com o Chega, se fosse outro partido ou instituição, seria tudo pacífico.
O líder regional do Chega considera o episódio caricato e inaceitável.