O atleta de 26 anos do Gabão, que estava ao serviço Konyaspor, da Turquia, por empréstimo dos chineses do Tianjin Teda, junta-se assim aos reforços Guilheme Schettine, que estava emprestado ao Dibba Al Fujairah, dos Emirados Árabes Unidos, Lucas Marques (ex- Chapecoense), Pablo Diogo (ex-Atlético Mineiro) e Francisco Ramos (ex-Vitória de Guimarães).
O jogador gabonês que vem reforçar a equipa de João Henriques passou ainda pelo Al Ahly, do Egipto, e pelo Wydad Athletic Club, de Marrocos.
Segundo informação divulgada no site oficial e nas redes sociais dos ‘encarnados’ de Ponta Delgada, Malick é descrito como "um avançado rápido, com faro de golo" e "capaz de causar estragos a qualquer defesa".
Ainda hoje, e a poucas horas do fecho do mercado de transferências de inverno, o clube açoriano informou na sua página oficial do Facebook "a revogação do contrato por mútuo acordo" com o jogador Diogo Santos.
O médio defensivo, de 34 anos, chegou ao Santa Clara na época 2016/2017, depois de ter passado por clubes como União Desportiva Oliveirense, Gil Vicente, Arouca e Brasov, da Roménia.