Na sequência da última nota informativa emitida, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que foram registadas mais 12 ocorrências.
Desde a madrugada desta terça-feira, 6 de junho, até ao momento foram contabilizadas, no total, 36 ocorrências, todas na ilha de São Miguel, nos concelhos de Ponta Delgada, Lagoa, Vila Franca do Campo e Povoação.
As situações reportadas estão relacionadas, sobretudo, com queda de árvores, queda de estruturas, derrocadas e inundações. Há também o registo de algumas vias rodoviárias obstruídas. Nesta altura, os meios e recursos já se encontram empenhados nos locais para procederem aos trabalhos de desobstrução e de limpeza das estradas afetadas. Não há danos pessoais a registar.
Na sequência das condições meteorológicas adversas, os concelhos da Povoação e do Nordeste encontram-se sem comunicações fixas e móveis. Nesta altura, tendo em conta a melhoria do estado do tempo, decorrem os trabalhos para repor as comunicações. Em caso de emergência, o número europeu de emergência 112 está a funcionar em ambos os concelhos.
Nos locais, para apoio e resolução das diversas ocorrências têm estado as seguintes entidades: Bombeiros, Direção Regional das Obras Públicas, Serviços Municipais de Proteção Civil, Polícia de Segurança Pública (PSP), EDA, operadoras de comunicações, sob a coordenação do SRPCBA.
Na sequência das previsões emitidas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que prevê aviso amarelo para vento até às 06h00 de quarta-feira, 7 de junho, para o Grupo Oriental, o SRPCBA aconselha a população a continuar a adotar as medidas de autoproteção.