Em nota enviada à imprensa, o instituto diz que a depressão Etienne, que hoje atravessa o arquipélago, trará às Flores e ao Corvo "precipitação forte acompanhada de trovoadas", vento forte com rajadas que se "irão intensificando, podendo atingir os 140 km/h durante a tarde" e "ondas de sudoeste passando a noroeste que poderão atingir os sete metros de altura".
Para as duas ilhas do grupo ocidental foi emitido até às 20:00 de hoje o aviso vermelho devido ao vento.
O aviso vermelho é o quarto e mais elevado aviso meteorológico e representa uma situação meteorológica de risco extremo.
A depressão Etienne, sinaliza o IPMA, deverá estar pelas 12:00 de hoje (hora local, menos uma que em Lisboa) a 120 quilómetros a norte da ilha das Flores, deslocando-se para este-nordeste.
Para o grupo central (Terceira, Graciosa, Pico, Faial e São Jorge), diz o IPMA, deverá ter hoje "precipitação forte, que poderá ser acompanhada de trovoadas", com vento com rajadas na ordem dos 100 km/h ao longo do dia e as ondas poderão atingir os oito metros de altura.
O grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) "será o que menos sentirá os efeitos da depressão Etienne", com "precipitação por vezes forte podendo ser acompanhada de trovoadas e vento com rajadas da ordem dos 90 km/h".