Bastos e Silva deverá ser o secretário das finanças do novo governo regional dos Açores, revelou hoje a Antena Um.
A governação dos Açores esteve em debate ontem no programa "É ou não é", da RTP 1.
O novo governo de coligação PSD/CDS/PPM, terá figuras dos três partidos.
Vasco Cordeiro e José Manuel Bolieiro comprometeram-se hoje com uma transicão pacífica de governo nos Açores.
Pedro Catarino diz que não lhe cabe divulgar os acordo entre os partidos de centro-direita para a formação do governo nos Açores.
Numa conferência de imprensa, ao fim da manhã de hoje, em Ponta Delgada,o líder do PS-Açores considerou "abusiva" a decisão do Representante da República de indigitar José Manuel Bolieiro para presidir ao próximo governo regional.
O líder do PSD/Açores e presidente indigitado do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, assumiu hoje o compromisso de desenvolver um "novo paradigma" de governação, em concertação com outras forças políticas.
O Representante da República para os Açores justificou hoje a nomeação do líder do PSD como presidente do Governo Regional com o facto de a coligação PSD/CDS-PP/PPM ter apoios que lhe conferem maioria na assembleia legislativa.
O líder do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, disse hoje que a coligação de direita, que forma com CDS-PP e PPM, tem condições para uma "solução parlamentar estável", confirmando ter acordos com Chega e Iniciativa Liberal.
O dirigente do Chega/Açores, Carlos Furtado, afirmou esta sexta-feira que o acordo alcançado com a coligação de direita na Região tem um cunho regional, mas acrescentou que há um “pleno entendimento” entre dirigentes regionais e nacionais.
À saída do encontro com o Representante da República, o dirigente do Iniciativa Liberal nos Açores disse que apoia uma solução parlamentar que não seja à esquerda.
Pedro Neves, dirigente do PAN nos Açores, foi o primeiro deputado eleito a ser recebido, esta manhã, pelo Representante da República.
Enquanto se aguarda por uma solução governativa para os Açores, as estratégias partidárias merecem diferentes análises.
O partido Chega anunciou hoje que "vai viabilizar o governo de direita nos Açores", após ter chegado a um acordo com o PSD em "vários assuntos fundamentais" para a Região Autónoma e para o país.
Os constitucionalistas Jorge Reis Novais e Pedro Bacelar Vasconcelos entendem que o Representante da República deve convidar para formar governo quem garantir melhores condições de estabilidade.
Questionado esta manhã pela rádio pública, António Costa limitou-se a manifestar a sua satisfação pela vitória do PS nas regionais de 25 de outubro.
Pedro Catarino começou esta manhã a receber os partidos políticos que elegeram deputados nas últimas regionais para os ouvir sobre a formação do novo governo regional.
O líder do PAN/Açores, Pedro Neves, manifestou-se hoje "claramente contra" qualquer solução governativa que inclua o "populismo não democrático" do Chega, tendo confirmado conversações com PS e com PSD/CDS-PP/PPM.