Os habitantes das fajãs do concelho de Velas, em São Jorge, manifestam sentimentos contraditórios na altura de deixarem as suas casas.
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse hoje que o Presidente da República (PR) "não exclui a possibilidade" de visitar a ilha de São Jorge, alvo de uma crise sismovulcânica, nos próximos dias.
Mantém-se o mesmo nível de alerta vulcânico para São Jorge e mantém-se as mesmas possibilidades de ocorrer um sismo de maiores dimensões ou uma erupção.
O alerta vulcânico na ilha de São Jorge mantém-se no nível V4 e nunca passou ao nível máximo V5, o que só aconteceria perante uma erupção em curso.
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores tem neste momento sete elementos a estudar e a analisar a situação em São Jorge.
O acesso às fajãs do concelho das Velas não é permitido por receio de derrocadas.
Várias pessoas já estão a sair da ilha de são Jorge com receio de um sismo maior ou de uma erupção.
A Antena 1 Açores testemunhou a saída de várias pessoas da Fajã das Almas, na ilha de São Jorge.
A partir de sábado está proibida a circulação nas fajãs do concelho das Velas, na ilha de São Jorge.
O Governo Regional decidiu evacuar as fajãs do concelho de Velas, em São Jorge.
A praia do Porto Pim, no Faial, foi de novo invadida por algas.
As duas câmaras de São Jorge estão a trabalhar em conjunto na tomada de medidas preventivas e de reação a um eventual sismo de maior dimensão.
Já terminou a transferência de doentes do Centro de Saúde das Velas para a Calheta.
João Luís Gaspar, Professor e Reitor da Universidade dos Açores, admitiu hoje, no Telejornal, que a crise sismovulcânica que se sente em São Jorge pode desembocar numa erupção vulcânica em terra ou no Mar.
Há um risco real de erupção vulcânica na ilha de São Jorge.
Clélio Meneses deu esta tarde uma conferência de imprensa, na proteção civil, em Angra do Heroísmo, para explicar as medidas preventivas para o caso de um sismo forte ou de uma erupção na ilha de são Jorge.
Foi esta manhã apresentado nas Velas de São Jorge um plano de atuação em caso de sismo forte ou erupção.
A atividade sismovulcânica na ilha de São Jorge fez com que fosse ativado um plano de prevenção.