O Governo dos Açores já manifestou ao Executivo madeirense total disponibilidade para ajudar a combater o incêndio que assola a ilha da Madeira.
O Secretário do Ambiente, com a tutela da Proteção Civil nos Açores, já contactou o Secretário madeirense da Saúde e Proteção Civil para, caso seja necessário, enviar meios humanos para reforçar o atual dispositivo que está a combater o incêndio.
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores tem organizada uma equipa, composta por elementos dos corpos de bombeiros e um operacional da proteção civil açoriana.
O presidente Miguel Albuquerque já referiu que a Madeira está recetiva à ajuda açoriana, mas a decisão será tomada consoante a evolução da situação durante o dia de hoje.
O incêndio que começou na quarta-feira de manhã no concelho da Ribeira Brava e alastrou no dia seguinte ao município vizinho de Câmara de Lobos, encontra-se com três frentes ativas – pelo menos 160 pessoas já foram retiradas das suas habitações nestes dois concelhos.