O assunto não foi tratado na reunião com António Ventura, por falta de tempo, mas será abordado nos próximos dias.
Esta foi uma das medidas transmitidas pelo Secretário Regional da Agricultura ao presidente da Federação Agrícola, numa reunião que decorreu em formato online.
No debate sobre política geral com o primeiro-ministro, na Assembleia da República, o deputado Paulo Moniz acusou António Costa de querer prejudicar os açorianos.
O deputado da Iniciativa Liberal quer ouvir a população e conhecer os problemas locais.
Os conselheiros entendem que as suas propostas já não serão tidas em conta e mostram-se indignados porque não foi cumprido o prazo para a audição dos órgãos consultivos.
Nuno Barata diz que criticar o Governo por entregar a proposta de Plano e Orçamento sem os pareceres dos Conselhos de Ilha e do Conselho Económico e Social revela que o Partido Socialista quer travar o futuro dos Açores.
Na Comissão de Economia, Joaquim Bastos e Silva disse aos deputados que o Governo prevê poupar com despesas em pessoal, sobretudo com os três elementos do Conselho de Administração, nomeadamente Vítor Fraga, que estava a ganhar 5750 euros por mês.
Na reação à demissão do líder regional, e das eleições diretas do partido nos Açores, o presidente nacional do partido garante que o CHEGA vai continuar a apoiar o Governo Regional, mas deixa avisos à coligação.
O presidente de Governo Regional entregou os documentos com as proposta do plano e orçamento para 2021, ao parlamento, sem ter recebido pareceres dos conselhos de ilha e dos parceiros sociais.
Os comunistas acusam o executivo de ter entregue o documento sem ter recebido pareceres dos conselhos de ilha e dos parceiros sociais.
A proposta que irá ser apresentada na Assembleia Legislativa Regional traduz-se num aumento de 30%, para as entidades empregadoras, por cada posto de trabalho.
Trata-se de um investimento, para o Pico, de 10 milhões de euros que deverá criar 150 postos de trabalho.
O presidente do Governo Regional diz estar tranquilo e realça que todos os compromissos assumidos serão cumpridos e fiscalizados durante a legislatura.
A convocação de eleições deve ocorrer mesmo antes da votação do plano e orçamento da região, em abril.
A garantia foi dada por Joaquim Bastos e Silva no final de uma reunião com o SINTAP.
Há duas recandidaturas confirmadas: a de António Miguel Soares, no Nordeste, e a de José António Soares, na Madalena.
O executivo quer desenvolver um mercado regional de mobilidade através da criação da Tarifa Açores de 60 euros nas ligações interilhas, sendo esta uma das prioridades inscritas nas propostas para 2021.
A Associação de Municípios dos Açores vai colaborar e diz ainda não saber o valor, vindo do Plano de Recuperação e Resiliência, destinado às autarquias.